O que é Acupuntura?


                                                           O que é Acupuntura?


Acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional Chinesa que teve sua origem na  por volta de 4 mil anos atrás , servindo para diagnosticar, tratar e prevenir diversos tipos de doenças, o tratamento consiste no diagnóstico  e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de pontos de acupuntura que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas meridianos chineses ou canais de energia, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras formas de estimulação, estando entre as mais conhecidas a moxabustão, que é aplicação de calor sobre os pontos ou meridianos, através de queima de ervas. A estreita relação entre o uso das agulhas e da moxa, na acupuntura, fica evidente na tradução literal da expressão que, em chinês, designa acupuntura ZhenJiú , sendo Zhen () agulha e Jiú () fogo. O leque de opções do acupunturista, entretanto, costuma ser bem mais amplo, podendo-se estimular os pontos e meridianos com diversos instrumentos semelhantes a um pente de osso ou jade, guasha, ventosas, massagens, tui na, e outras técnicas, como por exemplo, a sangria. Com as tecnologias modernas, a acupuntura vem agregando recursos como a eletroacupuntura, ryodoraku, estimulação com laser, uso de agulhas mais seguras e finas, cristais, stiper, esferas banhadas a ouro, prata e novos materiais, porém, sempre observando os mesmos princípios da Medicina Tradicional Chinesa. É fundamental compreender que, apesar do uso de recursos tecnológicos atuais, a acupuntura que se realiza hoje é muito semelhante à forma como era realizada nos primórdios da civilização chinesa, utilizando um raciocínio absolutamente estranho à medicina ocidental moderna, análogo talvez à medicina grego-hipocrática e outras formas de medicina oriental.

História da Acupuntura no Brasil

Embora tenha sido introduzida no Brasil no final do século passado por imigrantes orientais, a acupuntura somente foi aplicada para o uso geral no início da década de 50, quando o professor Frederico Spaeth, fisioterapeuta e massoterapeuta, a introduziu oficialmente no país. Além disso, Spaeth iniciou o ensino irrestrito aos profissionais de saúde ao ministrar o primeiro Curso de Formação em Acupuntura em 1958. Em 1961 os doutores Ermelino Pugliesi e Ary Telles Cordeiro, juntamente com o professor Spaeth fundaram o Instituto Brasileiro de Acupuntura - IBRA, a primeira clínica institucional de Acupuntura no país que, com a participação posterior do Dr. Evaldo Martins Leite, Aguinaldo Sampaio de Almeida Prado e Ruy Cesar Cordeiro, constituiu-se o núcleo da primeira diretoria da Associação Brasileira de Acupuntura - ABA.
              
  Como funciona a Acupuntura?

Através de estímulos e combinações  em pontos específicos no corpo, podemos ter 2 tipos de explicações para como funciona a acupuntura, uma visão médica onde através dos pontos estimulados, existe uma liberação de hormônios e neurotransmissores no corpo proporcionando alivio de dores e efeitos sistêmicos. Uma visão chinesa e energética, onde ao estimular os pontos, existe uma movimentação de energia ou Qi e sangue ou Xue fazendo que o corpo entre em equilíbrio das energias. A acupuntura pode ser feita utilizando os pontos sobre os meridianos e ou por microssistemas, que são representações do corpo em alguma região, como orelhas, cabeça, mãos e punhos,  pés e tornozelos, língua.
                Para que serve a Acupuntura?

Para a maioria das pessoas ao pensar em acupuntura vem logo à cabeça o tratamento para dores, porém o leque de tratamento da acupuntura vai muito mais além do que somente tratar dores. A acupuntura tem ótimos resultados para tratar problemas relacionados ao sono, problemas emocionais como ansiedade, depressão,  estresse, problemas de infertilidade tanto masculina como feminina , ajuda a perder peso de maneira saudável ,trata problemas alérgicos e respiratórios, atua na estética e em tratamentos veterinários e botânicos.

                Como são realizadas as sessões?

Antes do tratamento deve ser feito um prévio diagnóstico clínico e energético através de uma consulta com o profissional que escolhera a melhor forma de tratamento para o paciente, podendo utilizar agulhas ou não, um tratamento sistêmico ou por microssistemas ou pode integrar todos os recursos disponíveis. As sessões serão realizadas de acordo com a necessidade do paciente, podem ser diárias, em dias alternados ou até uma vez por semana que é normalmente mais utilizado por acupunturistas mais tradicionais.

Dr. Marcos de Oliveira