O ALUNO CONECTADO



O ALUNO CONECTADO

Esses dias falei em sala de aula, quando proferia uma palestra sobre fake news: “vou fechar minha conta no facebook”. Um aluno protestou de pronto: “não faça isso, pois você vai perder todos os seus amigos”. Eu não tinha pensado nisso.

Caminhando devagar para meio século de vida, não sou do tipo que acha que “no meu tempo tudo era melhor”. Não, eu sinceramente não acho que era melhor. Prestando atenção vejo que as oportunidades multiplicaram-se. Não compactuo com um saudosismo baseado nos argumentos escurecidos de que éramos (os mais vividos), melhores.

Lembrei do uso do cigarro, por exemplo. Shoppings, cinemas, aviões, lojas, hospitais, etc. Fumava-se sem constrangimentos em todos essea lugares. O pobre do fumante passivo ou do alérgico crônico nem ousava questionar. O lema do respeito era: “os incomodados que se retirem”. Todos cumpriam. Melhoramos nisso, não?

Pois bem. Novos tempos e as relações virtuais estão em alta. A tecnologia busca formas de transmitir o cheiro das coisas através da tela dos celulares, que são pessoais e portadores de inteligência artificial. Seu smartfone é seu e ele sabe que é seu. Poucos dias de uso e ele habitua-se com seu estilo de vida, seus horários e fica super esperto. Se você muda de comportamento, ele também muda. É inteligente.

Voltando ao alerta do meu aluno conectado, fui então investigar. Fui ao meu facebook e me assustei com o que constatei. Pesquisei as últimas 20 pessoas que me falaram algo sobre alguma postagem minha, na minga linha do tempo; ou que eu curti ou comentei algo em suas páginas. Pasmo, bestificado.. Das 20 pessoas que de alguma forma me observaram ou que observei no facebook, tou eu ou elas tendo tido uma ação de comentar ou “clicar”; apenas 8 eu conhecia pessoalmente. Ou seja, o aluno estava certo. Se desativar minha conta no facebook, perderei 12 em cada 20 “amigos”. É, são amigos sim. Não gostaria de perdê-los.

Não desativei minha conta no facebook. Cumprimentei meu aluno e cliquei para continuar a vida moderna.

Meu abraço aos leitores.

Firmino Neto
Relações Públicas e Jornalista
Contatos para palestras: (81) 998211161