A importância da Neuropsicologia
A intervenção neuropsicológica tem como principal objetivo a melhora da qualidade de vida das pessoas que apresentam algum tipo de acometimento na atividade normal do cérebro.
Mas o que é a Neuropsicologia?
A Neuropsicologia é uma ciência que surgiu no Século XX, que se desenvolveu inicialmente a partir da convergência da Neurologia com a psicologia, a fim de estudar as modificações comportamentais resultantes de Alteração cerebral, que é um objetivo comum entre as duas ciências. Ou Seja, A Neuropsicologia busca entender como as estruturas e funções do sistema nervoso central se relacionam com os processos psicológicos e o comportamento em geral, como a linguagem, a memória, e a consciência.
O Papel do Neuropsicólogo
O Neuropsicólogo hoje é um profissional que atua em diversas instituições, desenvolvendo atividades como diagnóstico, reabilitação, orientação à família e trabalho em equipe multidisciplinar.
Avaliação Neuropsicologia:
Visa investigar as funções superiores do cérebro como por exemplo, a atenção, a memória, a Linguagem,percepção, entre outras. Quando se trata de Neuropsicologia infantil o objetivo é identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental.
Reabilitação Neuropsicológica:
Com o diagnóstico em mãos é possível realizar as intervenções necessárias junto aos pacientes, para que possam melhora,r compensar, contornar ou adaptar-se às dificuldades.
As intervenções podem ser de direto com as funções cognitivas (memória, linguagem, atenção, etc.)
Como também um trabalho multidisciplinar e principalmente uma intervenção que envolva orientação e participação da família.
Rute Raquel
CRP 02/15601 Psicóloga, Pós- graduada em Neuropsicologia e Personal Professional Coach
Redes Sociais da Muito Mais