A Importância da Neuropsicologia



A importância da Neuropsicologia

A intervenção neuropsicológica tem como principal objetivo a melhora da qualidade de vida das pessoas que apresentam algum tipo de acometimento na atividade normal do cérebro. 

Mas o que é a Neuropsicologia?

A Neuropsicologia é uma ciência que surgiu no Século XX, que se desenvolveu inicialmente  a partir da convergência da Neurologia com a psicologia, a fim de estudar as modificações comportamentais resultantes de Alteração cerebral, que é um objetivo comum entre as duas ciências. Ou Seja, A Neuropsicologia busca entender como as estruturas e funções do sistema nervoso central se relacionam com os processos psicológicos e o comportamento em geral, como a linguagem, a memória, e a consciência.
 O Papel do Neuropsicólogo 

O Neuropsicólogo hoje é um profissional que atua em diversas instituições, desenvolvendo atividades como diagnóstico, reabilitação, orientação à família e trabalho em equipe multidisciplinar. 

Avaliação Neuropsicologia: 

Visa investigar as funções superiores do cérebro como por exemplo, a atenção,  a memória, a Linguagem,percepção, entre outras.  Quando se  trata de Neuropsicologia infantil o objetivo é identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Reabilitação Neuropsicológica:

Com o diagnóstico em mãos é possível realizar as intervenções necessárias junto aos pacientes, para que possam melhora,r compensar, contornar ou adaptar-se às dificuldades.
 As intervenções podem ser de direto com as funções cognitivas (memória, linguagem, atenção, etc.) 
Como também um trabalho multidisciplinar e principalmente uma intervenção que envolva orientação e participação da família.

Rute Raquel 
CRP 02/15601 Psicóloga, Pós- graduada em Neuropsicologia e Personal Professional Coach