Dependência Emocional



Dependência Emocional 

Quando um relacionamento se torna doentio!

Quando estamos perto da pessoa que amamos sentimos no paraíso, o coração dispara, as mãos ficam suadas, um friozinho da barriga é perceptível e queremos sempre estar perto da pessoa e compartilhar com ela tanto os bons como os maus momentos.
  Mas esse sentimento pode se transformar em algo que nos prejudica e nos faz mal, quando você só se sente feliz quando está perto das pessoas que ama, ou  Você não consegue fazer escolhas e tomar decisões sozinho, ou mesmo quando precisa que as pessoas te elogiem e reconheçam suas qualidades para se sentir capaz, Quanto a sua felicidade e seu bem-estar dependem de outras pessoas, esse amor se transforma em uma Dependência Emocional .

  No fundo, o dependente emocional sente muito medo de assumir a responsabilidade sobre sua própria vida, de tomar decisões erradas e de ser rejeitado, por isso projetam suas expectativas em outras pessoas, passando assim a abrir mão de sua própria individualidade.
Como isso pode prejudicar?

A dependência emocional nos aprisiona em um relacionamento que não é funcional. que não nos fazem felizes, o que gera um mal-estar emocional significativo. Além disso, contribui para a inércia diante de problemas como a violência física ou psicológica. É preciso ficar de olho nos seguintes sinais:

* Dificuldade de tomar decisões sozinho;
* Dificuldade de dizer não;
* Sempre colocar a necessidade da outra pessoa acima das suas;
* Dificuldade de se vê com individuo, e sempre faz planos incluindo a outra pessoa;
* Dificuldade de ficar sozinho;
* Poucas ou nenhuma amizade fora do relacionamento,
* Dificuldade de interagir com outras pessoas;
* Ciúme exagerado e exigência de atenção exclusiva do parceiro;
* Baixa autoestima;
* Insegurança em relação a outra pessoa;
* Comportamento controlador e possesivo;
* Sente ansiedade com se afasta da outra pessoa.

Como superar essa dependência?

Se você sente ou conhece alguém com esses sinais, saiba que é possível se libertar dessa dependência, o primeiro passo é reconhecer o problema e pela mudança de comportamento, que  pode ocorrer com a criação de mais autoestima, autovalorização e com a ajuda de psicoterapiaidentificar em que áreas da vida essa dependência surge e de que forma está afetando sua vida e suas relações, além de buscar as causas e tratá-las.

Quando passamos a nos cuidar mais, nossa autoestima é fortalecida, o que nos torna pessoas mais seguras e dependentes de si próprio, ou seja viramos protagonistas de nossa própria história,  ou seja Quantomais nos amamos,  passamos a procurar pessoas que nos valorizam e nos respeitam pelo que somos.


Rute Raquel

CRP 02/15601 Psicóloga, Pós- graduada em Neuropsicologia e Personal Professional Coach