Melhore sua postura com Pilates



Melhore sua postura com Pilates

A proposta do Pilatesé atingir a plena saúde física, mental e espiritual através do exercício consciente. A atividade utiliza o peso do próprio corpo e cargas moderadas para alcançar o equilíbrio, o fortalecimento e o alongamento de toda musculatura, sem sobrecargas nas articulações e sem exaustão. Tudo na medida certa para promover o desenvolvimento pleno das capacidades físicas.
Desde o inicio, o que se observa em quem pratica Pilates é a melhora da postura. O próprio praticante é o primeiro a notar a diferença, pois logo após as primeiras aulas se sente mais alongado, mais disposto e com maior energia para realizar as tarefas do dia-a-dia. Como os exercícios levam o corpo para o eixo vertical, alinhando as articulações e fortalecendo a musculatura, a pessoa gasta menos energia para se manter ereta, causando menos tensões desnecessárias e criando maior harmonia e agilidade nos movimentos.Após algum tempo de prática, essa mudança começa ficar visível para os demais que identificam no praticante uma postura mais altiva e relaxada, além de um maior tônus e afinamento da silhueta, que muitas vezes é confundido com emagrecimento.
Boa postura é também prevenção. Se você tiver uma postura deficiente, seus ossos não estarão alinhados corretamente e seus músculos ficarão mais tensos do que o normal. A má postura pode causar a fadiga, tensões musculares e a dor.
Para fortalecer os músculos abdominais, melhorando a postura e aliviando a pressão nas costas, é preciso substituir padrões repetitivos e nocivos na postura e nos movimentos por outros mais seguros para o organismo. Isso demanda tempo e esforço, pois envolve o desenvolvimento da autoconsciência do corpo.O métodoPilates foi criado para melhorar todos os aspectos da consciência corporal, ajudando a obter precisão no controle dos músculos, na coordenação e na fluidez dos movimentos.
O foco principal do Método é a casa de força (Power House), como Joseph Pilates denominava. É uma região que compreende grupos específicos de músculos anteriores e posteriores da linha dos ombros até a linha na metade das coxas. Os exercícios do Método Pilates concentram-se em fortalecer este centro, visando estabilizar o tronco e proporcionar uma melhora da postura, além de cooperar na prevenção de dores e outros males.
Se você tem dificuldade em manter uma boa postura, talvez o problema não seja sua falta de vontade, e sim algumas estruturas musculares, articulares e também comportamentais que afetam e não deixam você evoluir para uma postura melhor.
O nosso corpo dá sinais claros da nossa saúde, basta apenas ouvi-lo. Na maior parte do tempo, estamos pensando no que precisamos fazer no dia seguinte ou no que fizemos ontem. Raramente, paramos para focar no que está acontecendo agora, neste instante. E isso significa prestar atenção no nosso corpo também. A prática do exercício físico é fundamental, mas precisamos mudar alguns hábitos que interferem numa melhora rápida da nossa saúde.
Marque já sua aula experimental na CORPORIUM!
Dra. Rosana Cylkele - Cinesiologia clínica
Rua XV de Novembro 175, São José, Garanhuns-PE