TERAPIA SEXUAL



TERAPIA SEXUAL

O trabalho da Terapia Sexual numa abordagem sistêmica atende às questões tocantes ao desempenho sexual, às disfunções e aos desejos do ser humano, levando em consideração a combinação do ambiente, corpo físico e estrutura psicológica como dimensão total. Nesta compreensão, o trabalho terapêutico evidencia não apenas as áreas genitais masculina e feminina, mas também o que homens e mulheres trazem como histórias de crenças, experiências e esperanças de vivenciar sua sexualidade com prazer.
 A terapia sexual tem início na indagação de como a relação sexual é considerada na vida do casal e da proposição de que, viver o amor para construir uma vida em comum é trilhar um caminho em cooperação de subjetividades, de liberdades, mas também daquilo que é visto no parceiro(a) como defeito. Essa proposição vai à contramão do que se tem visto em boa parte das relações da atualidade. Os relacionamentos caracterizam-se por sua transitoriedade e prevalência da descartabilidade, orientado pelo querer aproveitar-se da outra pessoa, até o momento em que ela se torna desagradável.
Laços amorosos andam cada vez mais enfraquecidos, namoros quando existem duram pouco, casamentos firmados com jura de solidez dissipam-se em pouco tempo e assim, revelam a fragilidade dos laços humanos, tanto em relação a um simples sentimento de respeito e solidariedade humana, como em relação ao que é vivenciado pelos casais em sua intimidade e práticas sexuais.
Neste contexto de relacionamentos frágeis, e a constatação das disfunções e inadequações sexuais, o trabalho da terapia sexual destaca a inapetência sexual devido a considerável incidência de queixas registradas pelas insatisfações causadas pela ausência de desejo constatado na vida sexual. Ela ocorre em função de variáveis orgânicas e psicológicas e as pessoas ao se sentirem afetadas e em desarmonia na vida sexual tem recorrido ao atendimento da terapia sexual como forma de encontrar maneiras de adequar seu relacionamento e passarem a experienciar uma vida sexual com prazer.
Essa ausência ou perda do desejo sexual masculina ou feminina tem aparecido em destaque na vida sexual dos casais da atualidade e sua ocorrência pode contribuir para impotência sexual que afeta 30% dos homens com idade de 40 anos. Igualmente, pode colaborar com os casos de ejaculação precoce que afeta de 15 a 30% dos homens, pelo menos uma vez na vida, e favorecer nos casos de anorgasmia que prejudicam pessoas do sexo feminino com a dificuldade de alcançar ou obter um orgasmo.
Portanto, a terapia sexual baseada em uma compreensão sistêmica busca a melhoria da qualidade de vida sexual das pessoas com a manutenção de uma vida sexual ativa e satisfatória ao longo da vida física, social e emocional.

Edvan Soares é Terapeuta Sexual e Psicanalista, com formação e credenciamento junto à Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco – ABEPE e há três anos tem atuação profissional na cidade de Garanhuns/PE, na Clínica Cristalina Góis, localizada à rua Frei Caneca,67 – Heliópolis. Tel. contato 87-99666.5656.