Benefícios da Musculação




Benefícios da Musculação

A musculação está em alta nos dias atuais, mas o que te vem a mente quando, ouve a palavra musculação? Talvez:  barras e anilhas de ferro com pesos descomunais, máquinas que pesam uma tonelada, pessoas com músculos gigantescos?

O que é?

Pra quê serve?

Quem pode praticar?

Quem não pode?
A musculação é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física indicada para pessoas em praticamente todas as idades conforme seus objetivos.
Existem muitos Preconceitos e estigmas sociais em relação a musculação ,apesar de a grande maioria das pessoas pensar que a musculação é recomendada e praticada apenas por quem quer ter um corpo musculoso, por motivos estéticos, ou então para o condicionamento físico de atletas, isso não é bem assim. Mas, o uso da musculação pode ser recomendável para várias outras finalidades, tais como para a correção de postura, para condicionamento físico, até mesmo para aqueles que nunca a praticaram, quer sejam homens, quer mulheres.
O ideal é que se comece a partir de uma avaliação das características físicas e das condições de saúde específicas de cada pessoa, que servirá como base para se estabelecerem programas personalizados. No caso das pessoas de mais idade, ou com estruturas musculares frágeis, e também no caso de muito jovens, estas pessoas devem ser orientadas e monitorizadas para que realizem atividades compatíveis, devendo os seus programas e objetivos ser reavaliados em função da sua evolução e do seu bem-estar durante os exercícios, até mesmo aqueles praticantes que já dominam o uso dos aparelhos devem ser assistidos, para que se evitem lesões e acidentes.
 Ao iniciar um programa de musculação, este produzirá benefícios imediatos para a saúde física e mental, sendo inclusive capaz de combater a depressão, desde que seja praticada sob os cuidados de um profissional de Educação Física especializado nesta área.
Benefícios
Queima gordura antes e após o treino, trabalha os músculos e modela o corpo deixando-o mais firme e bonito, aumento da força muscular, melhora a atividade cardíaca, a postura, a autoestima, o sono, o bem-estar, os quadros de depressão, aumenta a resistência do sistema imunológico,ameniza a celulite, pois o exercício com peso evita a flacidez, define os músculos e auxilia no emagrecimento, aumenta o gasto calórico diário e estimula o metabolismo, previne a osteoporose, por estimular a produção de massa óssea, pode evitar o diabetes, já que o aumento de massa muscular queima mais glicose.
Em pessoas idosas, esses exercícios com peso interrompem a perda de mobilidade e a atrofia muscular, diminuem a pressão arterial e a frequência cardíaca. Os resultados obtidos não dependem somente do tipo de treino, outros fatores como flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório, tipo de alimentação e hereditariedade também são importantes. 

Grande parte das pessoas ainda procura essa modalidade para melhorar a aparência, porém esta atividade deve primar pela saúde e os resultados estéticos virão como consequência. Contudo o objetivo deve ser o resultado de uma atividade bem orientada e segura. 
                 
                   Thiago Philipe – Estudante de Bacharel e Licenciatura em Educação Física.



Referencias:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/musculacao.htm