Trânsito Lento – Cuidado Redobrado



A cada dia entra em circulação nas cidades uma quantidade significativa de veículos novos. Isso causa a situação caótica do transito na maioria das cidades, principalmente nas capitais. Passa-se horas a fio preso em congestionamento. Milhares de motoristas que andam em grandes centros urbanos estão sujeitos a esse transtorno. E a tendência, infelizmente é piorar, visto que a cada dia mais carros entram em circulação.
            O motorista deve ficar atento ao seu veículo. O desgaste do veículo transitando nestas condições é maior que os que trafegam em condições melhores, como em rodovias. Desta forma o motorista deve prestar atenção em alguns pontos para evitar gastos desnecessários e problemas no automóvel.
            Durante o anda e para das cidades, alguns componentes são mais solicitados que outros. O sistema de freios é um deles. O fluido de freio deve ser verificado e/ou trocado a cada 10.000 Km ou um ano. Deve ser observado a oxidação ou contaminação com água. Nestes casos deve ser substituído totalmente, para evitar a formação de bolhas no sistema deixando o pedal borrachudo ou a oxidação prematura de seus componentes. Se ao acionar o pedal do freio com o veículo em movimento o volante vibra também é sinal de algum problema no sistema de frenagem. Outro sinal de desgaste nos freios é o freio de mão muito alto ou sem ação.
            Os pneus também são mais solicitados, pois trabalham sempre no “anda e para”, além da quantidade maior de curvas no trajeto urbano. Isto reduz a vida útil do pneu. A calibragem deve ser feita com mais frequência, a cada semana por exemplo. Também o alinhamento de direção deve ser feito a cada 5000 Km, pois a quantidade de buracos nas cidades é muito grande.
            Com o veiculo trafegando em baixa velocidade é natural que aumente a temperatura do motor devido a pouca circulação de ar, exigindo mais do eletro ventilador de arrefecimento. Aumenta também o consumo de óleo do motor. O proprietário deve consultar o manual do veículo que explica como e quando deve ser trocado o óleo de acordo com a utilização do veículo.
            O cambio automático também precisa de atenção, já que se trata de um equipamento que tem um alto custo de reparo. Fique atento à troca de óleo.
O sistema de arrefecimento também deve ser checado. Se precisar ficar completando o nível do fluido de arrefecimento é porque deve ter algum vazamento. Jamais abra a tampa do reservatório de expansão com o motor quente, sob risco de graves queimaduras. Caso note alguma anomalia, procure imediatamente um mecânico de confiança.
            E comum ter diversos equipamentos eletrônicos nos carros, como sistema de som, vidros elétricos, carregadores de celular, etc. ligados ao mesmo tempo. Enquanto o motor estiver funcionando o alternador é responsável por suprir toda esta demanda. A bateria só e utilizada para fazer funcionar o motor. Então um hábito muito prejudicial à bateria é ficar desligando e ligando o motor num congestionamento. Hoje já tem carros preparados para isto. Ao parar num sinal ou num congestionamento ele se desliga, voltando a funcionar assim que o pedal da embreagem é acionado, gerando uma economia de combustível e diminuindo a poluição.
            O ar condicionado tornou-se indispensável. Seu uso constante não prejudica em nada o veículo. O motorista só deve ficar atento à troca do filtro de cabine e a higienização do sistema de ar condicionado, evitando o acumulo de fungos e bactérias.
            Para manter seu carro em ordem, procure sempre fazer a manutenção preventiva em uma oficina de qualidade. Desta forma você terá um custo muito menor de manutenção e a garantia de ter um veiculo confiável que dificilmente lhe deixe na mão.

Edjasme Tavares - Engenheiro Mecânico  
Fone: 87 - 3763-1606
Av. Júlio Brasileiro, 937, Garanhuns, PE.