Dieta é um estilo vida



Nutricionista Ezian Brito.

No consultório observo que as pessoas usam o termo dieta quando o assunto é emagrecimento. Isso nada mais é, que um termo bem equivocado usado hoje em dia, e explico o motivo:

A palavra DIETA soa para as pessoas como regime ou restrição alimentar, mas o seu significado é “modo de vida”, no geral, seja ele qual for.

Afirmo aqui que mudar hábito é um grande desafio, porém se não começar a mudança não terá resultado algum... Ser restritivo ao extremo, não é a intenção da Nutrição no Mundo.  Alimentar-se bem não significa que nunca mais poderá comer o bolo da mamãe, mas também não é certo o comer frequentemente, tenha equilíbrio, e lembre-se isso é a base de uma excelente construção.

As pessoas comentem erros sucessivos para emagrecer, como exemplos: excluir alguns alimentos da dieta como fontes de carboidrato e gordura, usar produtos industrializados light e diet, usar indiscriminadamente adoçantes dietéticos, pular algumas refeições do dia, fazer jejum prolongado (não estou falando de jejum intermitente), que pode gerar uma ação compensatória de acumulo de gordura, promovendo assim o ganho de peso (gordura), contar calorias sem dar importância a qualidade dos alimentos, e sem considerar a carga glicêmica e índice glicêmico, tornando-se possível os efeitos colaterais em outros mecanismos importantes da fisiologia e saúde do corpo.

No processo de emagrecimento ou qualquer outra dietoterapia é feita a distribuição correta ao longo do dia de macronutrientes e micronutrientes, de acordo com o estilo de vida, composição corporal, metabolismo, avaliação clínica, laboratorial e objetivo de cada pessoa, portanto, é individual. Então, comer um café da manhã de rei, almoçar como rei e jantar como um mendigo ou vice-versa, pensando que vai diminuir a gordura do corpo é um tanto equivocado, já que o uso de gordura pelo corpo como fonte energética não acontece de maneira tão simples quanto parece.

A sociedade vive hoje intoxicada, e com isso fica desmotivada e estressada. A má alimentação e o sedentarismo invadem o cotidiano das pessoas, os remédios que promovem a doença, as porcarias consumidas no dia a dia: O consumo excessivo de açúcar, sal e outros produtos químicos escondidos nos alimentos. Isso é um desastre mundial.

Quero lembrar que não existe mágica. Existe algo mais poderoso, que é a determinação de cada um e afirmo com certeza que todos são capazes de mudar essa história, a peça-chave é AÇÃO! Recupere o que foi perdido ao longo da vida, mas vamos acertar que seja hoje, o quanto antes. O resultado é uma vida plena e o corpo magnífico!

Abraços a todos!
Ezian Brito