Recomendação de leitura: Dragões de Éter



Raphael Draccon, carioca, nascido em 1981, escreveu, aos 22 anos, o primeiro livro da série "Dragões de Éter", que já vendeu mais de 200 mil exemplares e durante cinco anos foi o livro mais vendido pelo site Submarino.
A trilogia é considerada como parte da literatura fantástica. Mas sua forma de escrever e transmitir conhecimentos de forma simples e metafóricas supera todas e quaisquer expectativas.

A história começa narrando o que aconteceu com a Chapeuzinho Vermelho e a dupla João e Maria, depois do fim de seus contos de fada. Chapeuzinho e João possuem a mesma idade e Maria é a zelosa irmã mais velha que cuida dos dois.

Entrelaçando contos de fadas que embalam a imaginação das crianças mais novas com uma "pegada" mais juvenil em seus diálogos, Draccon pouco a pouco leva o leitor mais atento a perceber sutilmente detalhes da vida cotidiana, do mundo espiritual e da ética humana de forma singela.

 O livro é engraçadíssimo. Um humor inteligente, jovial.  Nos faz pensar sobre como categorizamos as pessoas, o bem e o mal. E, faz refletir sobre os valores éticos e morais nos quais pautamos nossas vidas.

Como um caleidoscópio de ideias, vamos observando por diferentes ângulos o que levou cada pessoa a agir ou ser de determinada maneira. Vamos também conhecendo um pouco da espiritualidade humana, os mistérios da vida, da morte, da alma, os enganos da religião e o que é realmente fé.

Delicadamente é resgatada a espiritualidade e suas diversas facetas, que tão distantes estão de nós na atualidade.
Com capítulos curtos, é uma ótima pedida para pais e filhos lerem juntos, antes de dormir e embalar os sonhos da criançada.

Draccon, R.; Dragões de Éter. São Paulo, Leya, 2010. (Vol. 1 - Caçadores de Bruxas).

Informações sobre o autor retiradas da internet, no site http://www.raphaeldraccon.com/, em 03 de Fevereiro de 2016.

Rosário Câmara