Intolerância à lactose: doença do aparelho digestivo


Pessoas com intolerância à lactose devem ficar atentas aos rótulos de todos os produtos industrializados (bolos, bolachas, molhos, etc.) e em alimentos preparados de forma caseira, que contenham leite, queijos, manteiga, creme de leite, requeijão e todos os tipos de laticínio. 

Outra dica importante é ficar de olho nos medicamentos, leia a bula para saber se eles contêm lactose. 

No mercado brasileiro existem vários produtos sem lactose. Para substituir o leite de vaca é possível usar o leite de soja, de arroz ou ainda formulações de leite com baixa lactose.

É válido caprichar na dieta, consumindo frutas, verduras, legumes e outros alimentos ricos em cálcio, como: tofu, espinafre e vegetais verde-escuros, oleaginosas como a amêndoa, ovos, frutas em geral, sardinha, semente de gergelim, salsinha, grão-de-bico e feijão. 

A intolerância à lactose é uma doença caracterizada pela dificuldade em digerir a lactose, açúcar presente no leite e em seus derivados. Algumas pessoas, por motivos desconhecidos, apresentam deficiência de lactase, enzima necessária para a digestão da lactose, o que leva a desenvolver a intolerância aos laticínios.  

A lactose é o açúcar presente no leite e em seus derivados. Ela é formada por glicose e galactose, substâncias que o organismo não consegue absorver sem a ajuda da lactase, que é a enzima responsável por quebrar a lactose em porções menores para que seja aproveitada pelo corpo, sem causar prejuízos. 
Esse processo acontece no intestino delgado, a primeira porção do intestino. Entretanto, nas pessoas que apresentam deficiência da lactase, os produtos lácteos vão direto para o cólon, parte do intestino grosso, sem a digestão da lactose. Com isso, a substância é convertida em gordura, gás carbônico e hidrogênio pelas bactérias da flora intestinal, produzindo um processo de fermentação no intestino. 

É essa etapa da digestão dos produtos lácteos que causa os sintomas da intolerância à lactose. 

Tratamento
O tratamento parece ser simples, ou seja, basta retirar da alimentação os produtos lácteos, incluindo o leite. Porém é necessário investir em outros alimentos para obter cálcio ou, se necessário, usar com prescrição médica uma suplementação de cálcio. 
Vale lembrar
Que a intolerância trata-se de um fenômeno bem diferente da alergia ao leite. Os sintomas da intolerância são só digestivos, enquanto os da alergia podem afetar o sistema respiratório e a pele, por exemplo.
Não se sabe exatamente por que algumas pessoas têm intolerância à lactose. O que se sabe é que não é um fenômeno raro: estima-se que ele afete milhões de adultos só no Brasil, embora não haja números precisos.  
Uma pessoa com intolerância à lactose pode sofrer de diarreia, dores de barriga, inchaço ou gases de meia hora a duas horas depois de tomar leite (qualquer tipo, até o materno) ou de consumir algum tipo de derivado do leite.

Há pessoas intolerantes à lactose que só passam mal quando tomam leite, mas que suportam bem os outros derivados, como queijo e iogurte. Mas o indicado é que independente do grau de intolerância se houve um diagnóstico é melhor evitar.

Para as mães
Se seu filho tem intolerância, você pode ir experimentando para ver que tipos de alimento ele consegue comer sem ser incomodado pelos gases e pela diarreia. Mas é muito importante que procure um nutricionista para sugerir produtos livres de lactose.
O leite vegetal de amêndoas é uma opção sem lactose.
Informações importantes
O cálcio encontrado no leite pode ser obtido em verduras de cor verde escura e em cereais ou grãos como gergelim.
Consumir diariamente alimentos como aveia, cereais, e ricos em probióticos ajuda bastante. 
Se for o caso, vale a pena fazer o uso de leites vegetais como o leite de arroz e leite de aveia. 

Dra. Daniele Tenório