O que é psyllium? A Fibra Queridinha dos Nutricionistas


O psyllium é uma fibra solúvel extraída da casca das sementes da planta Plantago ovata, nativa de algumas regiões da Ásia, Mediterrâneo da Europa e Norte da África1. Esta fibra tem ganhado destaque entre nutricionistas e adeptos de um estilo de vida saudável devido aos seus múltiplos benefícios para a saúde.

Para que serve o Psyllium?

O psyllium serve principalmente como um regulador intestinal. Ele estimula os movimentos intestinais e aumenta a absorção de água no intestino, o que leva ao aumento do volume e da umidade das fezes, facilitando sua eliminação. Assim, o psyllium é conhecido por:

  • Combater a prisão de ventre;
  • Regular o funcionamento do intestino;
  • Facilitar a formação e eliminação das fezes.


Benefícios do Psyllium

Os benefícios do psyllium vão além do auxílio na digestão. Ele também é eficaz no tratamento de condições como síndrome do intestino irritável, diabetes, colesterol alto e até mesmo obesidade. Entre os principais benefícios, destacam-se:

  • Redução do colesterol ruim (LDL): O psyllium ajuda a reduzir a absorção de gorduras e do açúcar da alimentação, o que pode contribuir para a diminuição do colesterol ruim.

  • Controle da glicemia: A fibra solúvel presente no psyllium reduz a velocidade com que os carboidratos são absorvidos, ajudando no controle do nível de açúcar no sangue.

  • Sensação de saciedade: Por ser uma fibra, o psyllium ajuda a reduzir o tempo de digestão e aumenta a sensação de saciedade, o que pode auxiliar na perda de peso quando associado a uma dieta balanceada.



Psyllium ajuda a Emagrecer?

O psyllium é um grande aliado na perda de peso devido à sua capacidade de aumentar a sensação de saciedade. Quando consumido, ele absorve água e expande no estômago, formando um gel que pode ajudar a reduzir o apetite e a ingestão calórica ao longo do dia. 

Além disso, ao melhorar a digestão e promover movimentos intestinais regulares, o psyllium pode ajudar a evitar a constipação, que muitas vezes é um obstáculo para quem está tentando emagrecer. 

Incorporar psyllium na dieta pode ser uma estratégia eficaz para quem busca controlar o peso, sempre lembrando de manter uma hidratação adequada e seguir as recomendações de dosagem.


Qual é o melhor Psyllium ou Aveia?

O psyllium e a aveia são ambos reconhecidos por seu alto teor de fibras, mas há uma diferença significativa entre eles. O psyllium é uma fonte excepcionalmente rica de fibras solúveis, com cerca de 80 gramas de fibra a cada 100 gramas. Isso é notavelmente superior quando comparado à aveia, que contém aproximadamente 10,6 gramas de fibra por 100 gramas

No entanto, é bom diversificar a aliemntação, pois a aveia, além de ser uma boa fonte de fibras, também oferece uma variedade de outros nutrientes essenciais, tornando-a um alimento versátil e nutritivo para a dieta diária.


Como tomar Psyllium?

O psyllium pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais, na forma de pó em sachês para misturar em água ou outra bebida. É importante seguir a orientação de um profissional de saúde ao utilizar o psyllium, especialmente se houver condições pré-existentes como bloqueio ou obstrução intestinal.

Contraindicações e Cuidados

Embora o psyllium seja um produto natural, ele não é isento de contraindicações. Não deve ser utilizado por pessoas com bloqueio intestinal, prisão de ventre crônica ou após cirurgias. Sempre é recomendável consultar um médico antes de iniciar o uso de qualquer suplemento alimentar.

O psyllium é, sem dúvida, uma fibra poderosa e versátil que pode trazer muitos benefícios para a saúde digestiva e geral. Sua popularidade entre os nutricionistas é justificada pela sua eficácia e facilidade de uso, tornando-o um complemento valioso para muitas dietas.