OLHOS NOS OLHOS - a evolução das lentes de contato

A evolução das lentes de contato

Por: Firmo Neto

Acreditem, a ideia de aplicar lentes corretivas diretamente na superfície do olho, foi proposta pela primeira vez em 1508, por Leonardo da Vinci. Em 1887 regista-se, portanto, oficialmente a primeira experiência de sucesso, quando o fisiologista alemão, Adolf Fick construiu e utilizou as primeiras lentes de contato, feitas em vidro marrom.

Quais são os tipos de lentes de contato?

Hoje são várias as classificações das lentes de contato: desde terapêuticas, que servem para tratar distúrbios não refrativos; passando pelas lentes cosméticas, servindo para colorir a superfície dos olhos podendo dar forma à pupila; as corretivo-cosméticas que colorem e corrigem erros de refração; até as corretivas, utilizadas para correção de erros de refração, como por exemplo a miopia.

Quais são as vantagens?

No mercado encontram-se também diversos materiais e a popularização dos produtos tornou as lentes de contato acessíveis para as várias classes sociais. Entre as vantagens, está a precisão na correção, que nas lentes é superior à dos óculos, a possibilidade do uso de cores, colaborando com o visual e a possibilidade de usá-las ao mesmo tempo com os óculos de sol.

Para os adeptos ao banho de mar ou piscina, com alguns cuidados básicos, já existem materiais específicos para os praticantes de esportes aquáticos inclusive.

No entanto, a opção pelo uso das lentes de contato não dispensa a indicação e o acompanhamento de um(a) médico(a) oftalmologista, que indicará as melhores opções aos pacientes.

Em Garanhuns, uma boa opção é a contatóloga Ednise Araújo, com 16 anos de experiência no ramo, é certeza de um atendimento especializado e conhecimento no assunto.


OCLENS | Ednise Araújo Contatóloga
Praça João Pessoa, 29, Centro, Garanhuns-PE
Contato: (87) 3763-2949 | (87) 9 9903-3306