Atividade Física na Obesidade


Atividade Física na Obesidade

Todos sabem que para auxiliar o emagrecimento é necessário exercitar-se. Atividade física se relaciona com qualidade de vida para o obeso, pois reduz o percentual de gordura corporal, aumenta o tônus muscular, auxilia no controle da glicemia e das dislipidemias, além de favorecer o condicionamento cardiorrespiratório.

O primeiro cuidado, não só para obesos, deve ser a liberação do médico cardiologista, a fim de prevenir alterações importantes da Pressão Arterial e/ou tratamento adequado de patologias cardíacas.
O acompanhamento de um profissional contribui para a evolução do treino sem riscos à saúde. Respeitar a progressão é fundamental. Um programa de atividade física deve ser sempre individualizado com resultados de médio a longo prazo.

O volume aumentado de algumas partes do corpo limita os movimentos, tornando difícil a prática de esportes, por isso a indicação de atividades aquáticas.  Os exercícios na água reduzem o peso sobre as articulações que costumam ser um problema em pessoas com obesidade mórbida. Em uma aula de hidroginástica é possível queimar mais calorias com menores riscos de lesões.
A caminhada além de ser gratuita, pode ser realizada em uma intensidade segura, recomenda-se 150 minutos de exercício aeróbico moderado por semana. Entretanto, o início deve ser lento, com 10 ou 15 minutos de caminhada por dia e ir aumentando aos poucos. Não se esquecendo do uso do tênis apropriado para a prática.

O programa ideal de atividade física deve conter exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos.Assim que sua resistência e força crescerem, o ideal é aumentar a intensidade e a dificuldade do seu treinamento para manter uma perda de peso constante.
Para o tratamento da obesidade, não se deve focar apenas na quantidade de exercício físico, mas também na atividade física realizada durante a semana nas atividades de vida diária. Estas atividades representam um gasto de energia significante
 (Waden; Stunkard, 2014).

Dr. Danielle Tenório - Nutricionista