Atividade Física na Obesidade
O primeiro cuidado, não só para obesos, deve ser a liberação do médico cardiologista, a fim de prevenir alterações importantes da Pressão Arterial e/ou tratamento adequado de patologias cardíacas.
O acompanhamento de um profissional contribui para a evolução do treino sem riscos à saúde. Respeitar a progressão é fundamental. Um programa de atividade física deve ser sempre individualizado com resultados de médio a longo prazo.
O volume aumentado de algumas partes do corpo limita os movimentos, tornando difícil a prática de esportes, por isso a indicação de atividades aquáticas. Os exercícios na água reduzem o peso sobre as articulações que costumam ser um problema em pessoas com obesidade mórbida. Em uma aula de hidroginástica é possível queimar mais calorias com menores riscos de lesões.
A caminhada além de ser gratuita, pode ser realizada em uma intensidade segura, recomenda-se 150 minutos de exercício aeróbico moderado por semana. Entretanto, o início deve ser lento, com 10 ou 15 minutos de caminhada por dia e ir aumentando aos poucos. Não se esquecendo do uso do tênis apropriado para a prática.
O programa ideal de atividade física deve conter exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos.Assim que sua resistência e força crescerem, o ideal é aumentar a intensidade e a dificuldade do seu treinamento para manter uma perda de peso constante.
Para o tratamento da obesidade, não se deve focar apenas na quantidade de exercício físico, mas também na atividade física realizada durante a semana nas atividades de vida diária. Estas atividades representam um gasto de energia significante
(Waden; Stunkard, 2014).
Dr. Danielle Tenório - Nutricionista
Redes Sociais da Muito Mais