As principais diferenças entre vegetarianismo e veganismo




As principais diferenças entre vegetarianismo e veganismo
A principal diferença entre veganos e vegetarianos é que os veganos não consomem nada que tenha origem animal, seja em sua alimentação ou outros produtos, como artigos para higiene, limpeza, vestuário ou remédios. Já o vegetariano não come carne, peixe e aves, mas consome outros produtos de origem animal.A principal motivação dos veganos é ética, por outro lado, o vegetarianismo também pode ser motivado por questões de saúde e religião.
O que é ser vegetariano?
É considerado vegetariano o indivíduo que exclui carne, aves e frutos do mar de sua dieta. Porém, existem diferentes tipos de vegetarianismo, e alguns deles também excluem laticínios e ovos.
Os tipos mais comuns de vegetarianos incluem:
·         Ovo-lacto vegetarianos: Vegetarianos que evitam toda a carne de animais, mas consomem laticínios e produtos com ovos.
·         Lacto-vegetarianos: Vegetarianos que evitam carne e ovos, mas consomem produtos lácteos, como leite, queijo, iogurte, manteiga, entre outros.
·         Ovo-vegetarianos: Vegetarianos que evitam todos os produtos de origem animal, porém consomem ovos.
O que é ser vegano?
O veganismo pode ser visto como a forma mais radical e estrita de vegetarianismo. Mais do que uma dieta, ele pode ser considerado um estilo de vida, que busca excluir todas as formas de exploração e crueldade animal. Os veganos, além de não consumir nenhum tipo de carne, dão um passo adiante eliminando todos os alimentos de origem animal de sua dieta, incluindo leite, mel e ovos.Além disso, o veganismo não se limita à alimentação. O vegano não utiliza nenhum produto de origem animal, incluindo produtos de higiene, cosméticos, vestuário, medicinas, entre outros.
Razões do veganismo e vegetarianismo
As dietas vegetarianas já existem desde 700 a.C. Suas razões podem ser éticas, mas essa dieta também pode ser adotadas por questões de saúde, ambientalismo e religião.
Já a razão para o veganismo é principalmente ética. Sua motivação é evitar todas as formas de exploração animal, e por isso, além da alimentação, eles abrem mão de qualquer produto de origem animal, seja para higiene, medicina, entre outros.
Em termos de ética, os vegetarianos se opõem a matar animais para alimentação, mas consideram aceitável o consumo de subprodutos de origem animal, como leite e ovos. Por outro lado, os veganos acreditam que os animais têm o direito de estar livres do uso humano, seja para alimentos, roupas, ciência ou entretenimento.
Dra. Danielle Tenório
Endereço: Lagam I, praça da fonte luminosa - São José Garanhuns/PE