TROCA DO ÓLEO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO




TROCA DO ÓLEO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO
 
O câmbio automático está cada vez mais difundido no Brasil devido a sua praticidade e conforto. No entanto, como parte integrante do conjunto motopropulsor do automóvel, ele também necessita de manutenção. Alguns fabricantes informam em seus manuais de manutenção que não é necessário a troca do óleo. Porém, existem partes que trabalham em constante atrito, como os discos de aço e fibra, conjuntos de engrenagens, pistões hidráulicos, que aquecem e soltam partículas que ficam suspensas no óleo, chegando a obstruir o filtro, prejudicando o fluxo hidráulico. Além disso, o fluido hidráulico ainda possui componentes químicos que têm tempo de vida útil. Eles se deterioram com o calor e o atrito, fazendo com que o fluido perca suas características essenciais.
 
Desta forma, é recomendado trocar o fluido hidráulico regularmente. Caso não tenha nenhuma indicação de troca no manual do carro, o recomendado é trocar a cada 70.000 Km. A troca deve ser feita em uma oficina especializada em câmbio automático. Deverá, preferencialmente, ser realizada com ajuda de um equipamento que troque todo o óleo do câmbio e não só uma parte, como acontece com a troca usual. O fluido também deve ser especifico para cada câmbio. O uso do fluido errado pode ocasionar a redução da sua vida útil ou até mesmo a sua completa destruição.
 
Há uma rotina a ser feita antes de trocar o fluido: deve ser analisada a qualidade do fluido velho, verificando com um scanner se existe algum defeito gravado na central, e um teste de rodagem para confirmar se não existe nenhum defeito no câmbio. Após confirmar tudo isso é que se pode trocar o fluido e ter a vida útil do equipamento garantida.